Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

X-Acto

Os x e os actos e algumas coisas de cortar os pulsos



Quinta-feira, 06.02.14

Let's not make a deal

Percebo o quanto importante é para mim escrever pela falta, diria quase física, que me fazem estes espaços em que teclo. É uma espécie de harmonia entre o que penso e aquilo que os meus dedos vão construindo. Acontece-me amiúde estar nos mais diversos sítios a escrever mentalmente. Às vezes acredito que as minhas melhores prosas são essas, as que nunca vou recuperar porque foram escritas no ar e nunca são, posteriormente, fiéis materialmente. Um pouco como os amores platónicos, nunca invalidados pela arbitrariedade dos dias que tornam tudo menos absoluto.

Hoje o que me move é a necessidade  de compromisso. Passamos os dias a fazer compromissos. Temos de ser razoáveis. Nas guerras palacianas das empresas, nas disputas minúsculas com o colega do lado, nas  negociações disto e daquilo, o compromisso elevou-se a uma categoria majestástica. Somos tanto melhores quanto formos capazes de nos comprometer. De perceber os limites. De contornar as arestas.

Progressivamente, torna-se uma arte ou uma espécie de exercício físico. Como os que os meus filhos fazem na escola, tipo salto em comprimento. No big deal. Ninguém é fantástico por saltar muito em comprimento, não é como ganhar uma corrida ou marcar o golo decisivo. Mas tem essa coisa de ser incremental. Hoje salto mais 10cm que ontem, amanhã mais outros 5 cm e assim vai.

Os tipos bons nas empresas - os que 'crescem' na organização, os que 'criam valor' - são os que dominam esta arte do compromisso.

Mas hoje vou tirar partido desta ideia tão simples quanto 'let's not make a deal'. Desculpem lá, comprometidos do mundo, mas é só isso que me apetece nesta noite de inverno. Vou só mesmo apreciar esta liberdade de não ter de dizer bem , porque sim, pensar igual, porque sim, ser a pessoa mais consensual do mundo, por que sim. Devíamos todos experimentar mais vezes. Sabe mesmo bem.

 

Até breve,

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por sparks às 23:23



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Mensagens